STONEWALL, o bar que deu origem ao movimento LGBT no mundo

A atitude marcou a história na luta contra LGBTfobia que ganharia futuramente proporção mundial...

Stonewall era um bar de Nova Iorque popularmente conhecido por ser muito freqüentado principalmente por LGBTs na década de 60. Lá, gays, lésbicas, transsexuais e transgêneros tinham liberdade para conversar, dançar e até mesmo demonstrar afeto a vontade, sem medo de represálias.

image6

Justamente por incentivo a esses movimentos e a luta pelos direitos da população LGTB, o bar Stonewall, bem como outros bares da cidade com a mesma tradição passaram a ser alvo de perseguição de policiais sob uma justifica qualquer.

image1

Mas após incontáveis conflitos, em 28 de junho de 1969, os gays, lésbicas e transgêneros que freqüentavam o Stonewall decidiram resistir aos abusos e enfrentaram a polícia de Nova Iorque, numa guerra que durou vários difíceis dias. Com brigas verbais e físicas, os aproximadamente 500 LGBTs que estavam no bar atacaram de frente os policiais opressores dando fim aos constantes maus tratos e violações.

Durante esse embate, os policiais além de fecharem o local, levaram vários homens e mulheres travestidos presos injustamente. Porém os LGBTs estavam determinados a não aceitar mais os ataques dos policiais excessivos.  Não se intimidarem e nem retrocederam na sua batalha por igualdade de direito e respeito.  Foi a primeira vez que tantos LGBTs se uniram contra os preconceitos sofridos à “comunidade”.

image5

A rebelião foi o primeiro passo, visto que a partir dali tudo mudou, pois a população LGBT percebeu que jamais conquistaria seus direitos de forma espontânea perante a sociedade, que precisava mesmo era se organizar e exigir a consideração de todas as pessoas. Os LGBTs deixaram de pedir por aceitação e passaram a exigir respeito.

A atitude marcou a história na luta contra LGBTfobia que ganharia futuramente proporção mundial, conquistando um destaque especial no calendários de diversos países no  mundo com a comemoração do dia internacional do orgulho LGBT.

Uma iniciativa de décadas atrás foi extremamente relevante para conquistas de lutas atuais da população LGBT em todas as partes do mundo. Para entender o presente é impossível não olhar o passado.

A batalha continua e não deve parar! Devemos nos inspirar nesses heróis para encarar os novos desafios na luta por um mundo sem espaço para preconceitos.

Todo LGBT deve ter orgulho da sua orientação sexual e identidade de gênero e a humanidade precisa compreender que o mundo é plural. A diversidade é uma dádiva!

Por Larissa Moraes

2 Comments on STONEWALL, o bar que deu origem ao movimento LGBT no mundo

  1. Parabéns ao ti-ti-ti da Bahia e a Larissa Moraes . Tudo que dá visibilidade à população LGBT deve ser comemorado, pois, o que precisamos é justamente de espaço. Estamos em todos os lugares e isso tem que ser posto em evidência até se tornar algo comum. Stonewall deu início à luta e nós temos que continuar… O mundo agradece! 😉

  2. Temos sim que dar continuidade a essa luta, pois toda forma de amor é bem-vinda. E todos nós LGBTs merecemos ser respeitados! #maisAmor #menospreconceito

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*