Receita para a última refeição do ano

Para quem passou o ano todo comendo bem, é muito importante caprichar ainda mais na última refeição de 2016.

 

Para quem passou o ano todo comendo bem, é muito importante caprichar ainda mais na última refeição de 2016. Para aqueles que prezam por pratos que surpreendem pela aparência e sabor, e querem impressionar amigos e familiares na ceia de réveillon, a dica da Academia da Carne Friboi é o coxão mole campestre recheado com farofa e calda de maçã.  O prato, além de ser delicioso, fica muito bem montado e leva dois dos principais ingredientes que não podem faltar na virada de ano: a famosa farofa e a calda de maçã. Confira abaixo o passo a passo dessa receita e tenha uma refeição memorável no último dia de 2016.

 

Coxão mole campestre com farofa e calda de maçã

 

Serve: quatro pessoas

Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos

Grau de dificuldade: intermediário

Corte: coxão mole

Cortes alternativos: maminha

 

Ingredientes para a carne

1 peça de coxão mole de 1,5 kg

Azeite a gosto

Sal e pimenta a gosto

 

Ingredientes da farofa

100 g de margarina

1 cebola picada

1 cenoura ralada

100 g de azeitonas verdes picadas

1/2 pimentão vermelho picado

3 xícaras (de chá) de farinha de mandioca

Sal e pimenta a gosto

 

Ingredientes da calda de maçã

2 maçãs sem casca cortadas em cubos

Suco de 1 limão coado

1 xícara (de chá) de água

1/2 xícara (de chá) de açúcar

 

Modo de preparo da farofa

Em uma frigideira grande, aqueça a margarina, doure a cebola, acrescente a cenoura, o pimentão, a farinha, o sal e a pimenta. Desligue o fogo e misture bem.

 

Modo de preparo da carne

Tempere a carne com sal e pimenta.

Corte a peça em fatias de 1,5 cm sem chegar até o fim, formando uma sanfona.

Arrume a farofa entre as fatias.

Coloque em uma assadeira regada com o azeite, cubra com papel alumínio e asse no forno preaquecido a 180°, por 50 minutos. Verifique se a carne está macia, retire o papel alumínio e volte ao forno até dourar.

 

Modo de preparo da calda de maçã

No liquidificador, bata a maçã com a água, o suco de limão e o açúcar; coloque em uma panela e deixe cozinhar até engrossar. Jogue a calda sobre a carne depois que tirar do forno.

 

 

 

Sobre a Friboi

Com quase meio século de tradição, a Friboi é a marca líder em carne bovina no Brasil. Após três anos de um amplo trabalho de divulgação e ações de marketing, a marca promoveu uma grande mudança no setor, que até então era tido como commodity. A Friboi é hoje reconhecida espontaneamente por 80% dos brasileiros por oferecer produtos de confiança, com garantia de origem e rigorosos processos de qualidade. Com o objetivo de munir o consumidor com informações sobre o universo da carne, a marca criou a Academia da Carne Friboi, uma plataforma de brand content com a assinatura de conteúdo da Globo, que reúne dicas, cursos e receitas para ampliar o repertório de todos os brasileiros. O projeto tem três embaixadores de peso: a apresentadora Ana Maria Braga e os chefs Olivier Anquier e Guga Rocha, e conta ainda com parceiros como os chefs Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Mônica Rangel e Carla Pernambuco, para citar alguns.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*